CHIQUINHO DA MANGUEIRA

No Dia Mundial da Saúde, Chiquinho destaca leis e programa social

Hoje, dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data coincide com o dia de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

A OMS aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Em 2018, o tema escolhido é “Saúde para todos”, o que resume o objetivo da entidade ao longo dos seus 70 anos de existência.

Como profissional de Educação Física, o deputado Chiquinho da Mangueira sempre foi um defensor da importância de se manter o corpo e a mente saudáveis, seja através de atividades físicas ou sociais. “Cuidar da saúde foi um dos fatores motivacionais da criação do Programa Social da Mangueira, onde há trinta anos realizamos na Vila Olímpica atividades para todas as idades através do esporte e cuidados médicos e preventivos em nossas clínicas da família e profissionais de diversas áreas”, disse Chiquinho.

Como parlamentar, Chiquinho da Mangueira também sempre legislou sobre benefícios pra saúde e possui leis aprovadas e projetos de leis que abordam este conteúdo, seja através de atividades físicas ou cuidados diretos com a saúde e o bem estar:

LEI Nº 6545/13

Dispõe sobre a obrigatoriedade de exames clínicos para a prática de educação física nas escolas, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências.

LEI Nº 6131/11

Fica Instituído no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro o “DIA ESTADUAL DA ATIVIDADE FÍSICA”, a ser comemorado anualmente, no dia 6 de abril.

LEI Nº 7155/15

Dispõe sobre a criação do “Projeto Estadual de Prática de Esportes e Desenvolvimento de Atletas e Paratletas”, na forma que menciona.

“Sei que ainda temos muito a crescer e avançar. O tema ‘Saúde para todos’ escolhido pela OMS este ano, traz uma reflexão importante para o direito de cada cidadão. Seguimos trabalhando e fazendo a nossa parte”, finalizou o deputado Chiquinho.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO