title

ESPORTE

VILA OLÍMPICA DA MANGUEIRA

Foi embaixo do Viaduto Cartola, na Mangueira, que o deputado Chiquinho da Mangueira iniciou, há 25 anos, o sonho que seria responsável pela transformação na vida de milhares de pessoas. O mundo ganhou o Programa Social da Mangueira, reconhecido modelo de combate à desigualdade social e à exclusão nos países em desenvolvimento.
Nascido inicialmente como um programa esportivo, com a criação da Vila Olímpica da Mangueira, o Programa Social atua nas áreas da Educação, Saúde, Esporte, Capacitação Profissional, Inclusão Social, Cultura e Cidadania. Além de realizar trabalhos específicos com a terceira idade e com pessoas portadoras de deficiência.
Considerado o MAIOR PROGRAMA SOCIAL DO MUNDO, pela UNESCO, foi reverenciado e premiado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e pelo ex-ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
.

PROGRAMA ESPORTIVO DA MANGUEIRA

Conta atualmente com 4271 participantes, entre crianças, jovens, adultos e idosos, nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, ginástica rítmica, futebol, futsal (masculino e feminino), natação Infantil, boxe, levantamento de peso, badminton, handebol, voleibol, hidroginástica, ginástica e alongamento, dança sênior, dança de salão e ritmos. Além de Pessoas Com Deficiência (PCD), através de um trabalho especializado.

COMPLEXO ESPORTIVO MARACANÃ

Como Secretário Estadual de Esporte e presidente da Suderj, Chiquinho da Mangueira reformou o Complexo Esportivo Maracanã, criou vários projetos de sucesso e transformou aquele espaço restrito ao futebol numa praça de cidadania.
Crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais praticando as diversas modalidades esportivas como: natação, judô, capoeira, ginástica rítmica, ginástica artística, basquete, vôlei, handebol, futsal, nado sincronizado, saltos ornamentais e polo aquático. Além de atividades recreativas e de lazer, integrantes do Programa de Iniciação Desportiva – PID e do Programa para Pessoas Portadoras de Deficiência – PPD.

PROJETO VIVER MELHOR

Projeto de grande ação social voltado para as pessoas acima de 50 anos. Com atividades esportivas, recreativas e de lazer, além das modalidades esportivas de natação, hidroginástica, ginástica, dança de salão e tai-chi-chuan.

PROJETO SORRINDO PARA O ESPORTE

Responsável pelo atendimento de toda a clientela atendida no PID/PPD no Maracanã e funcionários da SUDERJ e Secretaria de Esportes. O trabalho ia da escovação a tratamentos diversos. Após o atendimento as crianças visitavam o Maracanã e voltavam para suas casas.
Após o primeiro ano de implantação do projeto foi criado o Projeto Sorrindo para o Esporte itinerante, que se deslocavam para as comunidades carentes onde funcionavam os Projetos Zico e Jackie, passando dois dias em cada local.

PROJETO VIVER CRIANÇA

Itinerante dedicado a crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. Eram exibidos filmes infantis e de aventura, atividades recreativas e instalação de brinquedos como: pula-pula, piscinas de bolas, oficinas de pipas, desafios e torneios.

PROJETO BOM DE BOLA, BOM DE ESCOLA

Abrangendo aulas de iniciação, torneios esportivos, gincanas culturais, palestras educativas e ações de cidadania, desenvolvidas nas praças, clubes, escolas, campos e áreas de lazer, contribuindo para a democratização do esporte.

PROGRAMA DE INICIAÇÃO DESPORTIVA

O programa foi criado para atender a crianças e jovens de 6 a 16 anos, oferecendo a prática de atividades esportivas, em duas aulas semanais, nas modalidades natação, judô, capoeira, ginástica rítmica, ginástica artística,basquete, vôlei, handebol, futsal, nado sincronizado, saltos ornamentais e pólo aquático.

VILAS OLÍMPICAS MUNICIPAIS

Como Secretário Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Chiquinho da Mangueira inaugurou a Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá; recuperou e modernizou as outras sete unidades (Maré, Padre Miguel, Gambôa, Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Acari e Santa Cruz) e o Parque das Vizinhanças, em Deodoro; implantou o Projeto Rio em Forma nas comunidades do Rio e o Projeto Tai-Chi-Chuan nas Praças; além de ter reformado e reativado o Piscinão de Ramos, entregue à população com águas limpas e área de lazer revitalizada.

TERCEIRA IDADE

São realizadas aulas de alongamento, ginástica localizada, natação, hidroginástica, dança sênior e dança de salão. Além de ter acesso aos benefícios oferecidos pelos programas de saúde, educação e esportes, os participantes do projeto recebem orientações de uma equipe multidisciplinar que busca promover o resgate e o fortalecimento da autoestima.
Outra grande vitória do deputado Chiquinho da Mangueira, junto à Prefeitura do Rio, foi uma academia da Terceira Idade, dentro da Vila Olímpica. Cerca de 325 alunos participam do projeto.