CHIQUINHO DA MANGUEIRA

Atletas na era digital

Em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC), o Instituto Mangueira do futuro inaugurou na Vila Olímpica da Mangueira o Centro de Tecnologia do Movimento (Cemov). O sistema consiste numa plataforma digital 3D, instalada em tablets e celulares, que utiliza modelos digitais dos atletas. Esses modelos são criados a partir da captura dos movimentos  por um sistema óptico eletrônico, que inclui uma sequência de 18 câmeras e sensores de movimentos inerciais e rastreamento do olhar.
Com aplicativos adaptados a cada esporte, os professores e treinadores podem ter uma visão detalhada tridimensional, sob vários ângulos, de posturas e movimentos dos atletas. Isso torna os problemas posturais e de movimentos mais visíveis, permitindo ajustes no treinamento e disseminação das informações necessárias para melhoria da performance de cada um. O uso dos recursos tecnológicos no dia a dia do treinamento dos jovens atletas em formação na Vila Olímpica da Mangueira também permitirá acompanhar o seu desenvolvimento físico e técnico. O trabalho será iniciado com as equipes de basquete feminino e depois será expandido para outras modalidades.
“A Mangueira está sempre buscando investimento para o crescimento de nossos atletas. Esta parceria irá trazer resultados positivos no rendimento das equipes da Vila Olímpica, assim como uma melhora na perfomance individual do atleta”, finalizou o presidente da Estação Primeira, Chiquinho da Mangueira.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO